Referências Úteis

Vídeo


Já imaginou o mundo invadido por extraterrestres? Assista o documentário de Orson Welles, o homem que utilizou o poder da dramatização radiofônica de uma maneira inimaginável:








Textos

O texto a seguir é indicado para todos os alunos do Projeto de Extensão Universidade no Ar da Universidade Federal Fluminense, porém também é uma excelente dica para quem se interessa por rádio. Escrito pela professora Ana Baum. "Armand Balsebre e a teoria expressiva do rádio".
Vale conferir! http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R0837-1.pdf


Quer saber mais sobre o potencial estético da linguagem sonora do rádio?
Leia aqui o texto do professor da UFSC, Eduardo Meditsch, "O elogio do invisível pelo mestre da imagem: Rudolf Arnheim e o poder estético do rádio".
http://www.bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-elogio-do-invisivel.pdf


O texto a seguir é bastante interessante para quem deseja entender mais sobre a nova era do rádio. "A nova era do rádio: o discurso do radiojornalismo enquanto produto intelectual eletrônico", do professor da UFSC, Eduardo Meditsch. Veja aqui!
http://www.bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-discurso-radiojornalismo.pdf


Você conhece o http://sobesomonline.blogspot.com.br? É um guia feito por Robson Sales, na época monitor da disciplina de radiojornalismo da UFF, com dicas valiosas para quem pretende embarcar no radiojornalismo!


O que de importante aconteceu no rádio em 1954? Leia o texto "1954: um retrato do rádio na época de Vargas", da professora Ana Baum e descubra mais!
https://drive.google.com/open?id=0B5KoLy5DK3ifa2d2ZjJPenJCMGc


O texto a seguir também é indicado para todos os alunos do Projeto de Extensão Universidade no Ar da Universidade Federal Fluminense e explora a utilização do Rádio. "A natureza do meio: limitações e possibilidades do Rádio", de Mário Kaplun!
https://drive.google.com/open?id=0B5KoLy5DK3ifYmZOenVobUQtdVE














 


















Quem somos?

O Projeto de Extensão Universidade no Ar existe desde 1996 e veicula programas radiofônicos de cinco minutos feitos pelos estudantes de jor...